Roberto Manuel de Oliveira, de família Micaelense, nasceu em Punto Fijo, Venezuela, a 28 de Setembro de 1959. Dois anos mais tarde, regressa com a sua família a São Miguel, Açores.
Mostrando desde cedo uma grande aptidão para as áreas científicas e de desenho, rapidamente definiu a arquitectura como futuro. Assim, entre 1980 e 1985 frequentou o curso de Arquitectura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL).
Após a conclusão da sua formação regressa a São Miguel. Aí começa por trabalhar, entre 1985 e 1986 na Secretaria Regional do Equipamento Social, como Arquitecto Projectista. Entre 1987 e 1990 exerce a função de Projectista na Câmara Municipal de Lagoa. Ainda entre 1989 e 1991, na Câmara Municipal de Ribeira Grande, para além da função de Projectista, exerce também na área de Gestão Urbanística.
De 1990 a 1995, na Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, exerce as mesmas funções que na Câmara Municipal de Ribeira Grande. É ainda a 1 de Abril de 1990 que, para além do sector público, começa um novo percurso no sector privado, abrindo portas à Roberto Oliveira, Estudos de Planeamento e Arquitectura, Lda., no coração de Ponta Delgada.
Na Roberto Oliveira, EPA, Lda., para além da função de Arquitecto Projectista Principal e Coordenador de Projecto, acumula a função de Gestor, na qualidade de Sócio-Gerente. Salienta-se ainda que desde 1997 torna-se Director de Obra. Contudo, o Arquitecto investe regularmente na sua formação, argumentando que um arquitecto tem de estar em contínua formação para acompanhar a rápida evolução a que esta área está sujeita. Nesse sentido, entre 2008 e 2009 realiza uma Pós-Graduação em Avaliação Imobiliária na Escola Superior de Actividades Imobiliárias (ESAI). Para além disso, ao longo de todos estes anos de actividade profissional, frequentou variadas formações nas áreas de Segurança e Saúde, Regulamento das Características de Comportamento Térmico de Edifícios (RCCTE), Segurança Contra Incêndios e Acústica.